From Indigenous Peoples in Brazil

News

Esquema de garimpos em terras indígenas é desarticulado em Roraima

13/07/2012

Autor: Emmily Melo

Fonte: Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br/



Segundo Polícia Federal, empresários de joalherias de Boa Vista eram alguns dos principais financiadores do garimpo ilegal.


BOA VISTA - A reserva indígena Yanomami, em Roraima, voltou a ser alvo de garimpo ilegal. Com o intuito de atingir os financiadores do garimpo em terras protegidas do estado, a Operação Xawara, liderada pela Polícia Federal em parceria com o Ministério Público Federal de Roraima, prendeu nesta sexta-feira (13), 25 pessoas acusadas de participação em garimpos ilegais e cinco aeronaves que transportavam garimpeiros para a terra indígena.

Conforme o coordenador da ação, Ricardo Duarte, a Operação Xawara teve início em outubro de 2011, como forma de encerrar o 'ciclo vicioso' do cometimento de crimes na comunidade indígena Yanomami e em Boa Vista. "A Polícia Federal vinha observando que as operações ostensivas contra o garimpo ilegal, principalmente em terras indígenas Yanomami, não estavam surtindo efeito necessário, de forma que o crime voltava a ocorrer. Esta operação teve como foco atingir o motor econômico do garimpo, a cadeia produtiva, que são os financiadores e aviões utilizados para invadir a terra indígena", comentou.

Para o procurador da República Rodrigo Timóteo da Costa e Silva, ao longo dos 20 anos de homologação da terra Yanomami, a reserva tem sido alvo de garimpo ilegal e até mesmo de massacre contra os indígenas por conta dessa prática garimpeira. "Esta operação é para cessar definitivamente a prática do garimpo que acontece por meio dos financiadores do ouro", afirmou.

Com a Operação, foram expedidos 44 mandados de busca e apreensão para moradias e lojas instaladas na capital roraimense, 33 mandados de prisão temporária para empresários de joalherias, pilotos, proprietários de balsas e contrabandistas de gasolina - e a apreensão de 11 aeronaves. Segundo o coordenador da ação, a Operação continua até todas as apreensões serem cumpridas.

Segundo Duarte, esta Operação, que recebeu o nome de Xawara, termo indígena, por conta da epidemia de doenças que a fumaça da queima do mercúrio utilizado por garimpeiros causa nas aldeias.



http://www.portalamazonia.com.br/editoria/atualidades/operacao-prende-25-pessoas-envolvidas-com-garimpo-ilegal-em-roraima/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source