From Indigenous Peoples in Brazil

News

Organização que atua junto a índios yanomami é premiada no Rio de Janeiro

14/02/2011

Fonte: A Crítica(AM) - http://acritica.uol.com.br/



A Associação Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya), que atua junto aos aproximadamente 3.500 indígenas da etnia yanomami no território do Estado do Amazonas, foi reconhecido pela Central Única das Favelas (Cufa) com o prêmio ANU 2010.

A Cufa é uma organização brasileira que tem no rapper MV Bill um de seus fundadores. O Prêmio ANU (uma referência ao passado anu-preto) foi criado ano passado.

A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 7, no Rio de Janeiro (Teatro Municipal), com a participação de personalidade do mundo político e da vida cultural brasileira.

A Secoya foi premiada na categoria de melhor iniciativa sociocultural do Estado do Amazonas com o projeto de educação e formação destinado ao povo yanomami, por meio de ações educacionais indígenas diferenciadas, bilíngues e interculturais.

O coordenador geral da Secoya, Sílvio Cavuscens, explicou que o prêmio da Cufa tem como principal objetivo destacar ações de toda natureza desenvolvidas no território nacional e que contribuam tanto para a evolução quanto a revolução social.

Ele afirmou que o Prêmio ANU representa par a Secoya e para os yanomami o reconhecimento de anos de trabalho dedicado à educação bilíngüe e intercultural promovida junto ao Yanomami do estado do Amazonas, nos municípios no Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro.

De acordo com Cavuscens, o programa de educação da Secoya busca obter o apoio e o reconhecimento perante as autoridades educacionais constituídas tanto nos municípios, quanto junto à gerência indígena do estado do Amazonas quanto junto ao próprio Ministério da Educação (MEC).

"A Secoya busca o diálogo entre as diferentes culturas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento auto-sustentável do povo Yanomami, na construção de uma escola yanomami para os yanomami", disse.


http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus_0_427157386.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source