De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Mulheres Terena denunciam discriminação nas comunidades

05/11/2003

Fonte: Site da Funai



Índias Terena do Mato Grosso do Sul que estão participando do Encontro de Mulheres Indígenas do Centro-Oeste Paulista,(Bauru), denunciaram a discriminação que sofrem na própria comunidades, destacando a crise que atravessam com problemas de alcoolismo, prostituição e desemprego. Elas vêem nesse encontro a oportunidade de serem ouvidas pelas autoridades. Com esse desabafo as mulheres guarani aproveitaram a ocasião para denunciar a falta de apoio à estudantes indígenas, que não têm vale transporte nem ajuda para comprar material escolar.

A coordenadora do encontro Jupira Manoel Sobrinho disse que aos poucos as mulheres vão perdendo a inibição, relatando a situação das comunidades indígenas da região. " Os nossos parentes guarani ainda são tímidos e costuma calar, mas estão vendo que é preciso lutar para conseguir vencer e, o nosso encontro não é apenas para ouvir , mas agir e pedir providências", destaca. As atividades da parte da manhã foram fechadas com apresentações de danças e músicas como forma de união entre os povos que participam do evento. A expectativa positiva, conforme algumas estudantes indígenas que participam do encontro, é com a palestra do assessor de Ensino Superior do Ministério da Educação Cristiano Paiva, marcada para amanhã. Elas querem explicações sobre a falta de recurso para o ensino do terceiro grau, que aguardavam para esse ano, e que frustou o desejo de muitas que pretendiam ingresso em universidades particulares, agora, a esperança é com as cotas para indígenas em universidades públicas.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.