De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Abertura do Abril Saúde Indígena conta com a presença de lideranças de todo Brasil

18/04/2011

Fonte: Sesai - http://portal.saude.gov.br/



Foi em clima de expectativa e crença na melhoria das condições de saúde dos povos indígenas que teve início, na manhã de hoje (18), o Abril Saúde Indígena. O evento, promovido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde, marca as comemorações do Dia do Índio, 19 de abril, e tem por objetivo discutir com os indígenas as medidas do governo federal que buscam garantir a integralidade das ações de saúde aos cerca de 220 povos indígenas do Brasil.

A abertura do evento, no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio em Brasília, contou com a presença de representantes de organizações e movimentos indígenas de todo país, dos chefes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e trabalhadores da Sesai.

Durante os discursos da mesa de abertura, o Coordenador da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, Abrahão de Oliveira França, disse que o momento é muito importante e de grande expectativa para as comunidades indígenas que esperam, com o fim da transição, a melhoria na saúde das comunidades.

Também fazendo referência à criação da Sesai e à transição das ações de saúde indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para o Ministério da Saúde, o Coordenador da Associação Yanomami - Hutukara, David Kopenawa Yanomami, e o Coordenador do Fórum de Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Indígena, Lázaro Xerente, recordaram que a Sesai nasceu do esforço das lideranças indígenas de todo Brasil e que, agora, também as soluções para a questão da saúde indígena devem ser discutidas em conjunto.

O Coordenador da Subcomissão de Saúde do Conselho Nacional de Politica Indigenista (CNPI), Lindomar Xokó, disse que, apesar das dificuldades, este dia 19 de abril chega com a perspectiva da melhoria da saúde indígena e da necessidade da criação de uma agenda permanente sobre o tema. Já o representante da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena do Conselho Nacional de Saúde (CISI/CNS), Antônio Ricardo Dourado, lembrou as especifidades da saúde indígena, ressaltando a necessidade de fortalecimento dos Conselhos de Saúde Indígena e do reforço e qualificação das equipes de saúde.

Encerrando o evento de abertura, o Secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, disse que o Abril Saúde Indígena marca um novo momento na saúde desses povos. "Sabia que este não seria um caminho fácil, mas tenho a convicção de que seremos capazes de resolver os problemas da saúde indígena no Brasil", completou o secretário lembrando as conquistas já alcançadas nesses seis meses de criação da Sesai; como a efetivação da autônima do Dseis, uma reivindicação antiga da 1ª Conferência Nacional de Saúde Indígena de 1986 e que se concretizada nesse 19 de abril.

Além das conquistas, Antônio Alves adiantou que durante o Abril Saúde Indígena serão lançadas medidas para melhoria da saúde dos povos indígenas, como a assinatura da portaria de convocação dos 269 profissionais de saúde aprovados no concurso e de programas na área de atenção à saúde e de inclusão digital, está última voltada para os Conselheiros de Saúde Indígena.

Ainda na parte da manhã, o secretário Antônio Alves e lideranças indígenas participam de sessão especial no Senado Federal em comemoração ao Dia do Índio. O Abril Saúde Indígena segue até o dia 21.


http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=36967
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.