De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Povo Guarani do Araça'í rejeita ideia de transferir terras tradicionais

03/06/2011

Fonte: Cimi - http://www.cimi.org.br



Em nota, comunidade indígena rechaça a ideia de ter o território transferido para outro lugar, conforme querem políticos e invasores das terras dos Guarani da aldeia do Araça'í, região próxima a Chapecó (SC).

Leia a carta pública:

Nota Pública dos Guarani do Araça'í

Nós, comunidade e lideranças da Terra Indígena Guarani do Araçá'i, localizada nos municípios de Saudades e Cunha Porá, no Oeste de Santa Catarina, estamos preocupados com o andamento da demarcação de nossa Terra Tradicional.

Já enfrentamos situações extremas, ao longo dos anos, culminando com a violenta expulsão que sofremos no ano 2000, até a proibição judicial de retornar ao estado de Santa Catarina no mesmo período. Desde 2001, vivemos em oito hectares da Terra Indígena Toldo Chimbangue, do povo Kaingang, no município de Chapecó. O reduzido espaço ocupado não permite o cultivo que garanta nossa alimentação. Com isso, a dependência da assistência dos órgãos governamentais é acentuada. Entretanto, esta assistência tem sido falha e as conseqüências são visíveis e dramáticas.

Enquanto isso, a portaria do Ministro da Justiça, que declara os limites de nossa Terra Tradicional, precisa ser cumprida pela Funai com a efetiva demarcação de nossa Terra Mãe. A Constituição Federal é a nossa garantia. Através de nossa mobilização e articulação lutamos sempre firmes, para que nossos direitos fossem assegurados na Constituição de 1988, nos artigos 231 e 232. Cabe agora aos Poderes Públicos garanti-los.

Infelizmente, os setores anti-indígenas de nosso estado, articulados, em sua maioria, por políticos, cooperativas, dentre outros, ignoram a existência e a luta histórica de nosso povo pela garantia de nossos direitos, em especial a demarcação de nossas terras tradicionais. Não conseguindo barrar o procedimento na via judicial, tentam agora apelar para a ação política e administrativa.

A imprensa do estado de Santa Catarina tem noticiado que políticos da região, liderados pelo Governador do Estado Raimundo Colombo, deputados estaduais e Federais, entre outros, teriam se reunidos, em Brasília, com o Ministro da Justiça, propondo a permuta de nossa terra. Não podemos admitir essa covarde atitude desses políticos que sempre foram contra os Direitos dos Povos Indígenas aqui no estado. Estes setores precisam aprender a conviver com a democracia e a cumprir as determinações constitucionais e legais, que devem ser seguidas não apenas quando são do seu interesse, mas também quando esta permite a garantia de um direito básico a outros setores de nossa sociedade.

Queremos que todos saibam que não aceitamos e não aceitaremos qualquer tipo de iniciativa do Governo Federal que não seja a conclusão do procedimento de demarcação de nossa terra tradicional.

É importante destacar que não existe impedimento jurídico algum para que a FUNAI conclua a avaliação das benfeitorias daqueles que ocupam, de boa-fé, a nossa terra tradicional e inicie imediatamente o pagamento das mesmas.

Estamos mobilizados, atentos! Sabemos dos interesses que estão em jogo. Não vamos permitir manobras, que visam nos desmobilizar.


http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=5598&eid=344
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.