De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

MINISTRO DA JUSTIÇA AUTORIZA DEMARCAÇÃO DAS TERRAS DOS GUARANI M'BIÁ NO RS

26/11/2003

Fonte: Rádiobrás-Braília-DF



O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, assinou nesta quarta-feira (26), na sede da Funai - Fundação Nacional do Índio, em Brasília (DF), a Portaria Declaratória da Terra Indígena Cantagalo, no Rio Grande do Sul, onde habitam os Guarany M' Biá. Com a assinatura, a Funai está autorizada a iniciar a demarcação física da área. A etapa seguinte será a homologação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente existem 23 áreas em processo de demarcação, enquanto outras 146 estão na fase inicial, aguardando a identificação da Funai. De acordo com o ministro da Justiça, o compromisso do presidente Lula é de ter todas as áreas indígenas brasileiras homologadas até o final do mandato.

A luta dos índios Guarany M' Biá pela demarcação das terras já dura mais de 30 anos. Eles viviam na beira das estradas e eram vítimas constantes de atropelamentos, além de sofrerem com a falta de terras para plantar. Acompanhado do cacique Afonso da Costa, que não fala português, o representante dos Guarani M'Byá, Maurício da Silva Gonçalves, disse que a assinatura dessa portaria significa tranqüilidade para os indígenas, que poderão ocupar uma área de 286 hectares contra os 40 hectares em que estão aglomerados hoje. A nova reserva oferece espaço para as plantações da comunidade, que sobrevive basicamente da produção de artesanato e agricultura de subsistência.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.