De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Indígenas reeducando o Brasil

13/10/2011

Fonte: Índios Online - http://www.indiosonline.net/



Uma aliança entre seis indígenas universitários traz um novo olhar para a sociedade: www.indioeduca.org


Em muitos livros de escola ainda se fala de "descobrimento", alimentando aquele estereótipo do índio nu, dormindo em oca e comendo caça. Foi pensando em diminuir o preconceito que as populações indígenas sofrem que, um grupo de seis indígenas universitários decidiu construir um site para que a sociedade tenha a possibilidade de saber sobre as muitas e diversas realidades que os povos indígenas do Brasil vivem de fato na atualidade.

Alex Macuxi (RR), Amaré Krahô-Kanela (TO), Aracy Tupinambá (RJ), Marina Terena (MS), Micheli Kaiowa (MS) e Sabrynna Taurepang (RR) batizaram de "ÍNDIO EDUCA" a iniciativa de construir uma página na internet, que venha a auxiliar professores e alunos no estudo da História e das Culturas Indígenas, como previsto na lei federal 11.645 de 2008, e fazer com que os internautas compreendam melhor a história e realidade indígena contemporânea no Brasil.

O portal Índio Educa está sendo lançado entre os dias 12 a 15 de outubro com vários eventos, onde os indígenas responsáveis e outros indígenas colaboradores, estarão palestrando e convidando as pessoas a navegar nesta inovadora proposta. O grupo conta com o apoio da ONG Thydêwá, que selecionada via edital da BrazilFoundation e Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, veio atender ao Plano de Ação Conjunto Brasil - Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica (JAPER).

O recurso financeiro do projeto é, em sua maioria, para bolsas de estudo para os seis indígenas pesquisar e produzir textos sobre o tema, publicá-los no portal e dialogar interculturalmente com a sociedade. Além disso, as bolsas estarão também contribuindo para a permanência dos indígenas na universidade.

O projeto Índio Educa conta também com a parceria do Pontão de Cultura Viva: "Esperança da Terra", programa que a ONG Thydêwá vem executando em parceria com o Ministério da Cultura, promovendo o diálogo intercultural, o cruzamento de saberes e a cultura da paz.

A página vai possuir como principais tópicos: O que é ser índio hoje? Índio come gente? Índio mora em Oca? Índio anda nu? Mitos e Verdades, além de diversos conteúdos multimídias disponibilizados. Haverá ainda um canal de bate-papo e contatos, para indígenas dialogarem com os visitantes e ajudar especialmente professores e alunos no aprendizado da temática.

O grupo Índio Educa escolheu lembrar o dia 12 de outubro, disponibilizando o portal como presente para as crianças brasileiras terem a oportunidade de conhecer historias sob a ótica indígena, crescendo assim sem preconceito, lembrando que em 12 de outubro de 1492 que Cristóvão Colombo, foi o primeiro europeu a pisar na América, dando início assim a invasão e o genocídio - por muitos ainda chamado de data do "descobrimento".


http://www.indiosonline.net/indigenas-reeducando-o-brasil/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.