De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Termina protesto na usina de Belo Monte

29/10/2011

Fonte: FSP, Mercado, p. B11



Termina protesto na usina de Belo Monte
Manifestantes que haviam invadido canteiro da hidrelétrica no Pará deixam local em cumprimento a ordem judicial
Grupo era formado por índios, pescadores e moradores da região, que exigiam a paralisação das obras

AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM

Manifestantes que invadiram o canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu (a 945 km de Belém, oeste do Pará), foram retirados do local ainda na noite da quinta-feira, em cumprimento a uma ordem judicial.
Eles haviam entrado anteontem no canteiro de obras e bloqueado a rodovia Transamazônica na altura do km 52.
O grupo é formado por índios, pescadores e moradores da região, que exigiam a paralisação das obras da usina. À noite, havia aproximadamente 400 pessoas no local.
Ainda anteontem, porém, a juíza Cristina Collyer Damásio, da 4ª Vara Cível de Altamira (a 900 km de Belém), concedeu decisão liminar determinando a saída dos manifestantes do canteiro de obras, sob pena de multa diária de R$ 500 a cada um.
Por volta das 19h, a Polícia Militar cumpriu a ordem de reintegração de posse e os manifestantes se retiraram sem resistência.
Eles se mantiveram inicialmente na Transamazônica, mas resolveram retornar a Altamira ao perceber que não estavam preparados para passar a noite na rodovia.
As obras no canteiro foram retomadas normalmente ontem, após terem sido interrompidas durante todo o dia de ontem.

EXPLICAÇÃO
Os índios caiapós, que participaram da invasão ao canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, pedem que o governo federal explique como a usina os afetará. Eles afirmam que continuarão a cobrar um posicionamento do governo.
"Queremos que eles passem informações sobre a usina. Como é que os índios vão criar os filhos e netos? Não recebemos nenhuma informação", questiona o cacique Beti Caiapó, um dos líderes do grupo que esteve em Altamira nesta semana.
Beti Caiapó reclama que os índios não foram ouvidos para a construção da usina. "Quem fez esses projetos? Nunca consultaram os indígenas."

FSP, 29/10/2011, Mercado, p. B11

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me2910201115.htm
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source