De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ibama volta atrás e suspende audiências públicas da Hidrelétrica de São Manoel

21/11/2011

Autor: Luana Lourenço

Fonte: Agencia Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/



O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) voltou atrás e decidiu cancelar as audiências públicas do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de São Manoel, no Rio Teles Pires, na divisa entre o Pará e Mato Grosso. As audiências estavam marcadas para os dias 23, 24 e 25 de novembro, nas cidades de Jacareacanga (PA), Paranaíta (MT) e Alta Floresta (MT), respectivamente.

Em nota divulgada na última sexta-feira (18), o Ibama anunciou a suspensão das reuniões, mas não informou os motivos.

O cronograma original previa a realização das audiências no fim de outubro, mas a tensão na região por causa do projeto obrigou o Ibama a adiar o processo. Um grupo de indígenas das etnias Kayabi, Munduruku e Kayapó manteve dois funcionários da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e cinco representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) reféns por quase uma semana em protesto contra o aproveitamento hidrelétrico do rio e a demora na demarcação de terras indígenas das etnias.

Após o protesto, a Justiça Federal em Sinop (MT) chegou a determinar o adiamento das audiências por 90 dias e a inclusão de mais duas reuniões em terras indígenas, mas a liminar foi derrubada.

A decisão do Ibama de suspender novamente as audiências pode ser resultado da pressão de lideranças indígenas que foram surpreendidas com a marcação das reuniões para novembro. Em carta pública, lideranças Kayabi, Apiaká, Munduruku e Kayapó dizem que foram recebidas pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e pelo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, e que ouviram das autoridades o compromisso de que as audiências não seriam marcadas até janeiro de 2012.

Sem definição sobre a continuidade do licenciamento ambiental do empreendimento, a Usina de São Manoel deverá ficar de fora do leilão de energia A-5, marcado para o dia 20 de dezembro.


http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-11-21/ibama-volta-atras-e-suspende-audiencias-publicas-da-hidreletrica-de-sao-manoel
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.