De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Comunidade Y'poi obtém garantia para realização de ritual religioso

09/12/2011

Fonte: Funai - http://www.funai.gov.br/



A comunidade Y'poí, formada por 140 índios Guarani Nhandeva e Kaiwá, vai poder finalmente providenciar a cerimônia religiosa tradicional pelos três mortos na área desde 2009. A Justiça Federal de Ponta Porã/MS autorizou a realização do ritual jeroky-ayvu karai entre esta sexta-feira, dia 9, e domingo, dia 12, na fazenda São Luiz, onde índios Guarani-kaiwá estão acampados. A decisão explica que os indígenas estão na posse da terra por determinação do TRF (Tribunal Regional) da 3ª Região e que os rituais religiosos são considerados inerentes a ela.

Um dos indígenas para quem o ritual é dirigido, Teodoro Recalde, foi encontrado morto este ano e sepultado na área do acampamento com autorização da Justiça. Os irmãos Jenivaldo e Rolindo Vera foram dados como desaparecidos em 2009, e somente o corpo de Jenivaldo foi encontrado. A reivindicação para a realização da cerimônia foi feita durante visita da equipe formada por representantes da Presidência da República, da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Procuradoria Federal e do Ministério Público Federal, em outubro deste ano. O Procurador Federal da Funai em Ponta Porã, Rodrigo Tejada, solicitou laudo antropológico sobre a importância desse ritual e entrou com a petição, obtendo autorização da Justiça. Segundo ele, ao contrário de acirrar os ânimos, o ritual tem efeito pacificador na área. "Considero um alento para a comunidade, que vive um momento de opressão forte na luta pela terra, principalmente considerando o caráter pacífico do ritual. Eles acreditam que, com a reza, vão obter ajuda para encontrar o corpo desaparecido", explica.


Privação - Atualmente os indígenas da comunidade não podem sair ou entrar da área ancestral que retomaram, em agosto de 2010, reivindicada como território tradicional de onde foram expulsos para a formação das fazendas na região. Uma decisão do Tribunal Regional Federal, de novembro de 2010, garantiu a permanência dos índios até a conclusão dos estudos de natureza histórica, antropológica e ambiental, realizados pela Funai.



http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2_semestre_2011/dezembro/un2011_12_04.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.