De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios prendem mais um da Funai

16/02/2012

Autor: Alecy Alves

Fonte: Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br/



São esperados para hoje na aldeia Kapotnhinore, região de Colíder (650 km de Cuiabá), a procuradora federal Márcia Brandão Zollinger, um delegado e agentes da Polícia Federal, além do chefe da Funai na região, Sebastião Martins, para negociar a libertação do servidor público retido na área.

Desde segunda-feira, os indígenas da etnia Kayapós mantêm um funcionário da Funai preso na área. A medida seria para chamar a atenção das autoridades para crimes ambientais como desmatamento e pesca predatória supostamente praticados por freqüentadores das pousadas instaladas em áreas de proteção permanente.

Esses problemas seriam antigos, mas o conflito em curso ocorreu após a explosão de uma caminhonete da Funai que era usada pelos índios, há sete dias. Depois disso, cerca de 160 kayapós da Terra Indígena Capoto/Jarina se deslocaram para a aldeia Kapotnhinore e o clima ficou tenso.

Ontem o Ministério Público Federal cobrou uma atuação imediata da Funai para que coordene e articule o comparecimento de uma equipe, juntamente com o grupo tático da Polícia Federal, para apurar a situação e intermediar uma solução pacífica. Os índios querem denunciar diretamente à Polícia a prática de crimes ambientais e da explosão da camionete, que apontam como um ato criminoso.

Sebastião Martins disse que a situação está relativamente tranqüila na aldeia e que o funcionário está ajudando os índios a elaborar documentos sobre a situação vivida por eles.



http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=406888
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.