De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Reunião na Assembleia debaterá demarcação de terras indigenas

24/02/2012

Autor: Olivia Cerqueira

Fonte: Assembléia Legislativa Alagoas - http://www.ale.al.gov.br/



No próximo dia 28, a partir das 9h, no auditório térreo da Assembleia Legislativa, acontecerá uma reunião com o coordenador regional da Funai, Frederico Campos, a superintentende do Incra, Lenilda Lima, deputados estaduais e o procurador-geral da República em Arapiraca, José Godoy, para debater a demarcação das terras dos índios Xucurus-Kariris, de Palmeira dos Índios.

A reunião foi convocada pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT) e tem o objetivo de discutir e achar soluções pacíficas para a questão. "Nos últimos anos tem havido muitos conflitos entre fazendeiros e donos de terras com os grupos indigenas pela posse da terra. Fiz o convite a todos esses segmentos para que a gente discuta a situação dos índios Xucurus- Kariris e que haja uma transição pacífica na questão da demarcação das terras, já que é uma determinação da Justiça. A reunião tem ainda o objetivo de encontrar uma solução que atenda as partes envolvidas na questão", observou o deputado.


História

Os Xucurus-Kariris são um grupo indígena de Palmeira dos Índios e provêm da união de duas etnias distintas, Xucuru e Kariri. Eles habitam as áreas indígenas Mata da Cafurna, Xucuru-Kariri e Fazenda Canto. Os índios de Palmeira dos Índios têm como referência territorial histórica os limites do antigo aldeamento indígena, cuja propriedade lhes foi concedida por sentença judicial em meados do século XIX, e cuja demarcação havia sido autorizada em 1822.



http://www.ale.al.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/556/reuniao-na-assembleia-debatera-demarcacao-de-terras-indigenas
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.