De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Índios permanecem em fazenda no sul da BA; dois foram presos

18/01/2012

Fonte: G1 - http://g1.globo.com



Representantes da Funai se reuniram para discutir problema.
Ação avalia direito à posse das terras desde a década de 80, diz fazendeiro.


Representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) se reuniram na terça-feira (17) para discutir a ocupação de uma fazenda em Itaju do Colônia, na região sul da Bahia. De acordo com Wilson Jesus de Souza, coordenador do órgão em Pau Brasil, os índios estão pressionando a Funai por mais apoio e têm direito ao terreno. "Têm direito porque é uma área histórica", explica. "O Supremo [Tribunal Federal] vem adiando o julgamento e acaba acirrando o embate", completa.

Segundo o delegado Teodoro Ribeiro, morador da fazenda, desde a década de 80 uma ação tramita no Supremo Tribunal Federal para avaliar o direito à posse das terras na região. "A Funai questiona a validade das documentações que temos comprovando a posse", explica Teodoro.

O representante da Funai diz que os documentos que os fazendeiros da região possuem foram emitidos pelo Governo do Estado, quando a responsabilidade pelo terreno é da União. O delegado confirma que a documentação foi cedida pelo governo da Bahia, mas alega que ela seja legítima. "Temos o título de posse de terra registrado em cartório e pagamos todos os impostos. Como um imposto pode ser cobrado de algo ilegal?", indaga Teodoro.

Os índios ocupam a fazenda desde a manhã de segunda-feira (16) e, segundo Wilson, não pretendem deixar o local. Teodoro disse que registrou uma ocorrência na delegacia de Itaju do Colônia e que acionou a Polícia Federal. Durante uma diligência da polícia na fazenda, dois índios foram presos na terça-feira por porte ilegal de armas. Eles estão detidos na penitenciária de Ilhéus. "A Funaiu pretende entrar com o pedido de gabeas corpus", pontua Wilson.

O morador da fazenda informou que os dois índios chegaram na fazenda de moto e as armas foram encontradas uma dentro de um colchão e outra dentro de uma sacola que eles levavam.



http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/01/indios-permanecem-em-fazenda-no-sul-da-ba-dois-foram-presos.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source