De Pueblos Indígenas en Brasil

Notícias

Índios Pataxó Hã-Hã- Hãe ocupam Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

16/02/2004

Fonte: Cimi-Itabuna-BA



Cerca de 25 índios Pataxó Hã-Hã-Hãe (professores e alunos) da aldeia Caramuru - Catarina - Paragussu ocuparam hoje pela manhã a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em busca de soluções concretas para os graves problema que enfrentam no campo da educação. Eles reividicam principalmente a solução para o transporte escolar da aldeia, em documento entregue a parlamentares ligado ao campo da educação os Pataxó Hã-Hã-Hãe dizem: "Como é do conhecimento de todos, desde o ano de 200 a respensabilidade da Educação escolar Indigena na Aldeia Caramuru Paraguaçu foi transferido do municipio para o Estado, no intuito de termos uma educação de qualidade para os nossos alunos e resolçver o nosso grande problema no que se refere ao transporte escolar... Nos últimos dois anos, temos sofrido constantes ataques violentos por parte dos invasores de nossas terras. Já tivemos um veículo (kombi) escolar incendiado em frente ao Colégio Maria Santana; Onibus escolar apedrejado varias vezes e por ultimo incendiado por vândalos em frente ao colégio Luiz Eduardo Magalhaes; Motorista do ônibus sofreu atentado de homicidio em plena praça pública de Pau Brasil; Motorista da empresa Viação Camacan foi sequestrado e o ônibus apedrjado porque prestava sewrviço a escola da aldeia. Todos estes fatos foram denucniados a Policia Federal e na Policia Civil e também foram denunciados pela imprensa local e muitos pedidos foram encamibnhados a Sewcretaria de Educação do Estado que sempre prometeu resolver a questão...

O documento cita também os problemas enfretado pelos funcionários do colégio : "Temos hoje 40 funcionários sem vinculo empregaticio e de acordo com a direção do colégio temos aproximadamente 600 alunos matriculados..."

Este ano no intuito de resolver esta situação, a direção de nossa escola fez varios contatos com o pessoal responsavel pela área de Politica e Diretrizes da Secretaria de Educação, mas até o momento nem uma providencia foi tomada a respeito do assunto, sendo que já estamos em periodo letivo e a escola se encontra fechada...."

Segundo os Pataxó Hã-Hã-Hãe, estes motivos os levaram a capital do estado (Salvador) para buscarem soluções pessoalmente com a Secretária de Educação. Pela manhã ocuparam a Secretaria e conseguiram garantir uma audiencia no período da tarde onde tentarão sensibilizar as autoridades para a resolução dos seus problemas
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.