De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Justiça suspende licença para obra de Teles Pires

27/03/2012

Fonte: FSP, Mercado, p. B6



Justiça suspende licença para obra de Teles Pires

DE SÃO PAULO

A Justiça Federal em Mato Grosso suspendeu ontem a licença de instalação da usina hidrelétrica de Teles Pires, na divisa entre os Estados de Mato Grosso e do Pará, por considerar que as populações indígenas da região não foram ouvidas sobre a obra.

A decisão liminar atendeu a uma ação do MPF (Ministério Público Federal). Assinaram a ação procuradores da República dos dois Estados.

Para os autores da ação, a obra trará "danos iminentes e irreversíveis" a índios das etnias caiabi, mundurucu e apiacá, como a inundação de uma área considerada sagrada pelos indígenas, além de desmatamento, do incentivo à pesca predatória na região e do aumento do fluxo migratório.

A decisão da Justiça Federal suspende quaisquer obras da usina hidrelétrica, uma das maiores planejadas pelo governo federal no país, com potência instalada de 1.820 MW.

Em caso de descumprimento, a decisão judicial, de caráter temporário, prevê multa de R$ 100 mil por dia. Réu na ação, o Ibama não respondeu à reportagem ontem. O órgão liberou o início das obras no ano passado.

FSP, 27/03/2012, Mercado, p. B6

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/33636-justica-suspende-licenca-para-obra-de-teles-pires.shtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.