De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios invadem cinco fazendas na Bahia e fazem cerca de 20 reféns

16/04/2012

Fonte: FSP, Poder, p. A8



Índios invadem cinco fazendas na Bahia e fazem cerca de 20 reféns

DE SÃO PAULO - Índios da tribo pataxó-hã-hã-hãe invadiram cinco fazendas do município de Pau Brasil (sul da Bahia) na manhã de ontem, fazendo cerca de 20 funcionários reféns, segundo a Polícia Civil.
Algumas pessoas foram amarradas a árvores e houve troca de tiros entre índios e seguranças das propriedades, de acordo com o delegado Francesco da Silva Santana. Não há registro de feridos.
Santana afirmou que os índios da tribo cobram que o STF (Supremo Tribunal Federal) determine a retirada de fazendeiros da área.
O caso está no STF desde 1983. Os índios pedem a nulidade dos títulos de proprietários de terras em Pau Brasil e outros municípios.
"Aqui existe uma guerra agrária", disse o delegado. De acordo com ele, outras duas fazendas foram invadidas no último sábado no município vizinho de Itaju do Colônia (546 km de Salvador).
O investigador Sagro de Morais Bonfim disse que os índios já invadiram 55 fazendas da região desde fevereiro.
A Polícia Civil e a Polícia Militar afirmaram que não podem ir à área de conflito até a chegada da Polícia Federal. A PF em Ilhéus foi acionada, mas até a noite de ontem não havia chegado ao local.
Até o fechamento desta edição, reportagem não havia conseguido localizar representantes dos índios.

FSP, 16/04/2012, Poder, p. A8

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/37412-indios-invadem-cinco-fazendas-na-bahia-e-fazem-cerca-de-20-refens.shtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.