De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Os indígenas não são empecilho ao desenvolvimento, que não pode ser contra os índios, diz nova presidenta da Funai

26/04/2012

Autor: Gilberto Costa

Fonte: Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/



Brasília - Toma posse no fim desta tarde em Brasília a nova presidenta da Fundação Nacional do Índio (Funai), a demógrafa Marta Maria do Amaral Azevedo, primeira mulher a ocupar o cargo. Ela substitui o antropólogo Márcio Meira, que ocupará uma assessoria especial no Ministério da Educação.

Marta Azevedo herda a Funai em momento em que povos indígenas e movimentos sociais reclamam da violência no campo (como no caso dos Pataxó Hã-Hã-Hãe, no sul da Bahia; e dos Guarani Kaiowá, em Mato Grosso do Sul) e também criticam o avanço de projetos desenvolvimentistas que podem gerar pressão sobre as terras indígenas (como o caso da construção da Usina de Belo Monte, no Pará).

Para lidar com essas contradições, a nova presidenta da Funai acredita que pode ser criado um "novo paradigma" e que o Brasil pode "dar exemplo" de diálogo e sustentabilidade.

Marta, escolhida por sugestão de Márcio Meira, pretende fazer uma administração de "continuidade" e "consolidação". Ela reconhece que durante os cinco anos de Meira no cargo houve avanços institucionais, como a definição do plano plurianual da fundação (2012-2015), o funcionamento do Conselho Nacional de Políticas Indigenista e a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima.

De formação acadêmica em demografia (veja o currículo publicado por ela na Plataforma Lattes do CNPq), Marta pretende melhorar a produção de indicadores sobre indígenas e obter dados inéditos, como índices sobre a mortalidade de mulheres indígenas.

A Funai tem atualmente 2.396 servidores ativos em diversas partes do país. A fundação tem a obrigação de zelar por 687 terras indígenas em todo o território nacional e atender a 818 mil índios brasileiros (segundo dados do Censo Populacional 2010).



http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-04-26/os-indigenas-nao-sao-empecilho-ao-desenvolvimento-que-nao-pode-ser-contra-os-indios-diz-nova-presiden
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.