De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios guajajaras estão tirando sustento de lixão em Grajaú

11/06/2012

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/



Por conta da falta de assistência, indígenas têm migrado para as cidades.
Migração tem levado guajajaras a viverem em condições subhumanas.


Uma reportagem exibida no JMTV 2ª Edição desta segunda-feira (11) mostrou a situação em que estão vivendo os indígenas guajajaras que, por falta de assistência, têm migrado para as periferias das cidades do Maranhão.

Segundo a guajajara Libiana Pompeu dos Santos, as crianças estão morrendo. "Falta atendimento de saúde para diarreia, gripe, pneumonia", contou. A indígena faz parte de um grupo de representantes dos guajajaras que procuraram o Ministério Público Federal para denunciar a falta de assistência médica, além da ausência de medicamentos e transporte.

Em vídeo, o repórter Sidney Pereira mostrou uma tribo que está vivendo em uma oca de lona e papelão montada na periferia de Grajaú, a 555 quilômetros de São Luís. No lugar, indígenas grávidas e crianças passam o dia à espera dos caminhões de limpeza urbana sob nuvens de fumaça, em meio a urubus. O objetivo é encotrar algo, em meio ao lixo, que ajude no sustento da família.

O risco de contaminação é maior porque, muitas vezes, eles acabam consumindo alimentos encontrados em meio ao lixo hospitalar, onde podem ser encontradas seringas e medicamentos
usados.



http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/06/indios-guajajaras-denunciam-falta-de-assistencia-medica-ao-mpf.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.