De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios incendeiam quartel da Polícia Militar em Jacareacanga, PA

03/07/2012

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/



Polícia acredita que ação seja um protesto contra a morte de um índio.
Quartel ficou destruído e índios teriam levado armamentos, segundo a PM.


Cerca de 60 índios Índios Munduruku invadiram na noite da última segunda-feira (2), o quartel da Polícia Militar no município de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, e incendiaram o local. Segundo o delegado Silvio Maués, diretor de polícia do interior, a ação seria um protesto ainda pela morte de um índio, vítima de latrocínio no dia 23 de junho.

Na época, quatro pessoas foram suspeitas de cometer o crime contra o indígena. Dois tiveram a prisão preventiva decretada e foram presos. Os outros supostos envolvidos estão em liberdade. O delegado acredita que este seja o motivo pelo qual os índios protestam.

O delegado disse que os índios queimaram tudo. Apenas um policial ficou ferido, mas nada grave. Ele foi atendido no município de Itaituba, sudoeste do Pará, onde o caso foi registrado. O superintendente regional do Tapajós, delegado Edinaldo Silva de Souza, é quem preside o inquérito aberto para investigar a situação.

A Secretaria de Comunicação do Pará (Secom) informou que uma tropa do Grupamento Tático Operacional de Santarém, noroeste do estado, foi deslocada para o município de Itaituba, de onde vão sair as diligências para controlar a situação em Jacareacanga. De acordo com a Secom, esta foi uma reação dos indígenas à ordem judicial que liberou dois, dos quatro suspeitos de terem assassinado um índio no último dia 23 de junho.



http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/07/indios-incendeiam-quartel-da-policia-militar-em-jacareacanga-pa.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.