De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Os índios abrem o próprio caminho

27/09/1998

Autor: Orlando Farias e João Pinduca Rodrigues

Fonte: A Crítica (Manaus-AM)



Documentos anexos


Índios da Amazônia estão começando a ultrapassar o assistencialismo da Funai e buscar a sobrevivência por iniciativa própria. Somente no Alto Rio Negro, por exemplo, o Instituto Socioambiental investe US$ 500 mil ao ano. Índios da região expulsaram garimpeiros, implantaram a garimpagem com tecnologia ambiental e praticam o turismo. Já o Programa Waimiri-Atroari é considerado um dos exemplos mais bem sucedidos da Amazônia brasileira. A fórmula de conduzir o próprio índio a cuidar da saúde, com a orientação de médicos e enfermeiros na aldeia, está no cerne do programa. Além de estarem aprendendo a cuidar da saúde, os Waimiri-Atroari desenvolvem a pscicultura, criam gado, começaram a reproduzir em cativeiro animais da floresta, e formaram uma guarda florestal para proteger a reserva contra invasores.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.