De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Desmatamento ilegal na Amazônia ameaça tribo Awá, diz ONG britânica

04/09/2012

Fonte: EFE - http://www.efe.com/



Survival International baseia-se em pesquisa da Funai que indica que os índios se sentem ameaçados e têm medo de sair para caçar


A Survival International, organização defensora dos povos indígenas sediada em Londres, diz que há mais provas de que o desmatamento ilegal na Amazônia coloca em risco a segurança da tribo Awá, tida como a mais ameaçada do mundo, de acordo com uma pesquisa da Fundação Nacional do índio (Funai).

Há três semanas, agentes do governo confiscaram equipamentos que eram usados para desmatar a região habitada pelos Awás, sendo que outras provas também comprovam que esta atividade ilegal continua sendo realizada a menos de seis quilômetros da tribo, acrescentou a Survival. "O que estão fazendo? Se destruírem a floresta, vão nos destruir", indagou um membro desta tribo, segundo o comunicado emitido pela ONG.

De acordo com a Survival, a Funai indicou que os Awás já se sentem muito ameaçados e, inclusive, sentem medo de sair para caçar. Anteriormente, há quatro meses, a Survival International iniciou uma campanha para salvar esta tribo, enquanto o Ministério da Justiça do Brasil já recebeu mais de 32 mil mensagens de pessoas que pedem a proteção desta tribo indígena, concluiu a nota.



http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2012-09-04/desmatamento-ilegal-na-amazonia-ameaca-tribo-awa-diz-ong-britanica.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.