De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas de Rondônia atuarão como agentes ambientais

05/09/2012

Fonte: Portal Amazônia - http://www.portalamazonia.com.br



O Corredor Etnoambiental Kagawhiwa compreende uma faixa de 1,5 milhão hectare, onde habitam cerca de 1,5 mil indígenas.


PORTO VELHO - Cerca de 20 alunos indígenas das etnias Parintintin, Jiahui, Tenharin e Guarani aprenderão a proteger, monitorar, detectar atividades ilegais no meio ambiente em Rondônia. O objetivo de tornar os representantes étnicos em agentes ambientais é agregar a força e conhecimento deles à preservação da natureza.

O grupo participa do curso de Formação Básica de Agentes Ambientais Indígenas do Corredor Etnoambiental Kagawhiwa. O treinamento acontece no Centro de Cultura da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, em Porto Velho. A iniciativa é do Consórcio Garah Itxa, financiada pela Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID) e Fundações Skoll e Avina.

Os indígenas são ensinados em disciplinas como: Equipamentos e materiais para expedições, vigilâncias e monitoramento; Fauna silvestre; Gestão de áreas protegidas e sobreposição em terras indígenas; Resíduos sólidos em terras indígenas; Legislação indígena; Agroflorestais e agroextrativismos; Cartografia; Educação Ambiental e Interpretação Ambiental; Primeiros Socorros; Resgate Noturno; Combate e Manejo do Fogo; Prevenção ao uso indevido de drogas lícitas e Ilícitas; Introdução a GPS; Noções básicas de trânsito em BR e rodovias, entre outros.

A Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), que organiza as atividades, prepara para esta quarta-feira (05) um treinamento de Combate e Manejo do Fogo, ministrado pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com o coordenador técnico da Ecam, Wesley Pacheco, o curso é uma importante ferramenta para aumentar a proteção das terras indígenas e a implementação dos planos de proteção territorial que algumas aldeias possuem. "Os módulos abordados permitem aos participantes do curso uma visão geral da conservação para contribuir para a minimização dos problemas ambientais locais e a realização de ações de controle e redução dos riscos dos seus territórios", explica.

A Ecam possui um histórico de sete anos na organização e desenvolvimento de cursos de guarda-parques/agentes ambientais em alguns estados no norte do Brasil, como Amapá e Rondônia, sempre com foco na proteção territorial e no contexto indígena. No total, foram formados mais de 300 alunos indígenas e não indígenas.


Sobre o Corredor Etnoambiental Kagawhiwa

O Corredor Etnoambiental Kagawhiwa compreende uma faixa territorial de 1,5 milhão hectare, que abrange terras nos estados de Rondônia e Amazonas. Ao todo, habitam no local cerca de 1,5 mil indígenas, divididos nas quatro etnias participantes do curso. Eles estão distribuídos em seis aldeias: Ipixuna, Nove de Janeiro, Piraha, Sepoti, Jiahui e Tenharin Marmelos.



http://www.portalamazonia.com.br/editoria/meio-ambiente/indigenas-atuarao-como-agentes-ambientais-em-rondonia/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.