De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Justiça libera obra da Vale no Maranhão

15/09/2012

Fonte: OESP, Negócios, p.B23



Justiça libera obra da Vale no Maranhão

A Justiça liberou a retomada das obras de duplicação da Estrada de Ferro de Carajás, da Vale. Os trabalhos estavam suspensos desde o fim de julho, quando uma decisão da Justiça Federal do Maranhão determinou a suspensão do processo de licenciamento ambiental. A ampliação permitirá à companhia aumentar sua capacidade de exportação de minério de ferro.
Na decisão que reverteu a liminar, o desembargador federal Mário César Ribeiro avaliou que a suspensão gera "grave lesão à ordem e à economia públicas". "A paralisação das obras poderá ser potencialmente mais perniciosa ao meio ambiente e à coletividade em geral do que o seu prosseguimento", avaliou.
Ele questionou ainda a necessidade de se desconsiderar todos os estudos apresentados pela Vale, alegando que foram realizados de acordo com as exigências do órgão ambiental responsável pelo licenciamento.
A interrupção havia sido determinada a pedido de entidades maranhenses com a justificativa de que a duplicação poderia causar danos a áreas protegidas e ao modo de vida tradicional de vida do povo indígena Awa Guajá.
Uma das instituições que fez as denúncias, a Fundação Cultural Palmares, informou que existem oitenta e seis comunidades quilombolas próximas à área abrangida pela estrada de ferro, e sustentou que o licenciamento ambiental apresentava falhas graves.
O projeto de expansão da Estrada de Ferro de Carajás prevê a geração de mais de 8 mil empregos na região e a criação de mais de 1,4 mil novos postos de trabalho em sua fase de operação. As obras de ampliação integram um projeto de logística de US$ 4,1 bilhões, considerado fundamental para o aumento da produção de minério de ferro da companhia.

OESP, 15/09/2012, Negócios, p.B23

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,justica-libera-obra-da-vale-no-maranhao-,930960,0.htm
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.