De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Advogado defende jovem que praticou preconceito contra vereador indígena

12/10/2012

Fonte: Douranews - http://www.douranews.com.br/



A utilização do perfil no Facebook, de uma jovem que considerou a eleição do primeiro vereador indígena de Dourados como "prejuízo", ganhou repercussão nacional. O portal Terra trouxe ontem (11) os desdobramentos do caso, com o depoimento do advogado Maurício Rasslan, que avocou a causa da jovem acusada de praticar preconceito étnico-racial.

"Trata-se de um comentário de uma menina de vinte e poucos anos de idade, não tem qualquer cunho racista ou preconceituoso, não tem absolutamente nada ali. O problema é que todas as vezes que se toca no assunto índio no Brasil, uma grande polêmica é gerada", afirmou.

Ainda segundo o advogado, a cliente dele tem razão na afirmativa. "As pessoas focam em algumas palavras pequenas e não se interessam em saber o que realmente está acontecendo nas reservas indígenas do Mato Grosso do Sul, que é o massacre dos índios pelos próprios índios. Aqui não tem mais floresta, eles estão morrendo à míngua, virou uma grande favela indígena e ninguém vê isso", disse Rasslan.

O professor indígena da etnia Guarani-Nhandeva, Aguilera de Souza, de 37 anos, foi eleito para a Câmara de Vereadores de Dourados pelo PSDC, com 1419 votos. Para a internauta que postou o comentário no Facebook, os índios "deveriam viver isolados numa selva na Amazônia".

Aguilera considerou o comentário fruto de desconhecimento da causa indígena. "Pela forma como escreveu, considero que essa pessoa não conhece nada sobre a questão indígena e, muitas vezes, ela nem tem culpa disso porque a sociedade a educou dessa forma. Ela é uma pessoa adulta, o tipo de formação que ela está recebendo e o que ela vai repassar para a sociedade é o que me preocupa. Ela tem que tomar muito cuidado, porque para falar sobre a causa indígena é preciso ter conhecimento", disse o vereador eleito.




http://www.douranews.com.br/politica/item/52817-advogado-fala-em-faveliza%C3%A7%C3%A3o-das-aldeias-ao-minimizar-preconceito-contra-vereador-ind%C3%ADgena
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.