De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Indígenas participam de monitoramento de espécies ameaçadas de extinção

10/10/2012

Autor: Káthia Oliveira

Fonte: Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br/



Cerca de 150 famílias participaram da Oficina de Treinamento e Capacitação de indígenas para o mapeamento e monitoramento de espécies ameaçadas de extinção na Terra Indígena Alto Rio Guamá, município de Paragominas, nordeste paraense. A ação, ocorrida entre os dias 26 de setembro e 6 de outubro, foi coordenada pela Diretoria de Áreas Protegidas e Coordenadoria de Ecossistemas, por meio de uma parceria entre as Gerências de Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e de Proteção à Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Desde dezembro de 2011, a Sema fornece uma renda denominada "Bolsa Guardiões da Floresta" a 150 famílias indígenas da região do Rio Gurupi. Em contrapartida, estas famílias devem denunciar extração ilegal de madeira da reserva e também participar de atividades que levantem informações sobre crimes ambientais na região. O fornecimento da bolsa aos indígenas tem tido resultados positivos para proteção do ecossistema, que é o habitat de diversas espécies ameaçadas de extinção no Estado.

Durante a oficina, os bolsistas fizeram denúncias de extração ilegal na região do rio Coaraci-Paraná, no município de Nova Esperança do Piriá. As informações foram essenciais para desencadear uma operação de fiscalização realizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícias Federal e Militar - Batalhão de Polícia Ambiental. A operação resultou na apreensão de madeira retirada ilegalmente da terra indígena e no fechamento de madeireiras no município.

Duas espécies de aves estão presentes na lista oficial de animais ameaçados de extinção no Estado: a Ararajuba (Guaruba guarouba) e o Jacamim-de-costas-verdes (Psophia viridis obscura). Entre os mamíferos, os que se encontram em risco maior são o macaco Cuxiú-preto (Chiropotes satana) e a onça-pintada (Panthera onça). Segundo os indígenas, existem outras 47 espécies ameaçadas, que apesar de não terem sido visualizadas pela equipe também foram incluídas nos relatos.

Guardiões da Floresta - A bolsa foi concedida pela Sema, por meio de convênio financeiro firmado com a Associação do Grupo Indígena Tembé, em parceria com o Ministério Público Federal e a Fundação Nacional do Índio (Funai), a 150 famílias indígenas da região do rio Gurupi, pelo período de um ano. Os objetivos são conter a extração ilegal de madeira e dar proteção a espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção, com alta incidência na Terra Indígena Alto Rio Guamá.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=109315
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.