De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Desocupação de terra indígena em MT deve acabar no fim de semana

05/01/2013

Fonte: FSP, Poder, p. A6



Desocupação de terra indígena em MT deve acabar no fim de semana
Cerca de 2.400 posseiros viviam em território de índios xavantes

DE SÃO PAULO

Famílias de posseiros que ainda resistiam à ordem da Justiça para deixar a terra indígena Marãiwatsédé, em Posto da Mata, distrito de Alto Boa Vista (MT), passaram o dia ontem desmontando suas casas e juntando móveis.
Após confrontos no início da operação, no mês passado, o clima foi tranquilo no último dia que as famílias tinham para sair da área, mas nem todos conseguiram fazer toda a mudança.
"Está todo mundo saindo calado, apesar da humilhação", disse o prefeito Leuzipe Gonçalves (PMDB).
A prefeitura alojou em escolas cerca de 60 famílias que não conseguiram novas moradias. Cerca de 2.400 não índios viviam na terra indígena.
A operação deve se estender pelo fim de semana. A Secretaria-Geral da Presidência da República havia informado que quem não saísse até as 23h59 de ontem teria os bens confiscados e responderia por desobediência.
Houve dificuldade até para contratar caminhões de mudança. Os três veículos do governo federal não foram suficientes. Moradores dizem que nem viram os caminhões e tentaram fazer a mudança sozinhos.
(DANIEL CARVALHO)

FSP, 05/01/2013, Poder, p. A6

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/87106-desocupacao-de-terra-indigena-em-mt-deve-acabar-no-fim-de-semana.shtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.