De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Comunidade indígena cultiva arroz de terras altas em Nobres

15/01/2013

Autor: Rosena Persona

Fonte: Governo do Estado do Mato Grosso - http://www.mt.gov.br/



A comunidade indígena da tribo Bakairi, das Aldeias Santana e Nova Canaã, localizadas no município de Nobres (146 km a Nédio Norte de Cuiabá), concluiram no dia 8 de janeiro, o plantio de uma tonelada de arroz de terras altas, numa área de 22 hectares. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) disponibilizaram semente de arroz da variedade BRS Sertaneja. A colheita está prevista para final do mês de abril.

O supervisor da Empaer, Amarildo Sampaio Anchieta, fala que a previsão é atingir uma produtividade média de 55 toneladas, em torno de 2.500 quilos de arroz por hectare. A maior parte da produção será dividida entre as comunidades, o execedente será comercializado na cidade e o restante guardado para produção de semente na próxima safra. Sampaio explica, que na aldeia Santana foram plantados 17,5 hectares e na Canaã 4,5 hectares de arroz. Foi realizada a análise do solo nas aldeias e aplicação de 60 toneladas de calcário, doados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).

O cacique da tribo Bakairi, Arnaldo da Silva, está satisfeito com o plantio e pretende nesta safra ampliar o cultivo, introduzindo o feijão de sequeiro. O pesquisador da Empaer, Valter Martins de Almeida comenta que já foram instaladas no ano passado, unidades de feijoeiro comum em 15 municípios do Estado, disponibilizando para a semeadura 16 cultivares de feijão dos grupos comerciais preto, carioca, mulatinho, roxinho, exportação e jalo. A comunidade indígena também receberá orientações sobre época de semeadura, espaçamento, tratamento de sementes, controle de pragas e doenças, como foi feito no plantio de arroz.

Amarildo destaca que a intenção da comunidade indígena é implantar uma horta caseira e um pomar para atender aproximadamente 120 pessoas. O trabalho de assistência técnica e extensão rural diferenciado conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). "Estaremos visitando a tribo Bakairi no próximo dia 22 de janeiro, para conferir o desenvolvimento dos grãos na lavoura", ressalta o supervisor.



http://www.mt.gov.br/conteudo.php?sid=166&cid=81238
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.