De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Prefeitura comandava retirada de madeira de terra indígena no MA

26/01/2013

Fonte: Folha.com - http://www1.folha.uol.com.br/



Um grupo armado controlava a entrada e saída de caminhões na terra indígena Alto Turiaçu, no norte do Maranhão. A extração de madeira era liberada, desde que madeireiros se cadastrassem e pagassem R$ 150 por viagem.

O controle era feito pela Prefeitura de Maranhãozinho, segundo a Polícia Federal, que em dezembro indiciou o então prefeito e outras dez pessoas sob suspeita de participação no esquema.

A PF diz que índios tinham conhecimento e participavam da atividade, mas nenhum foi identificado até o momento. Também havia policiais militares no grupo, de acordo com as investigações.

A prefeitura chegava a dar um tíquete a madeireiros para permitir que entrassem na área, diz o delegado Alexandre Lucena, do grupo de combate ao crime organizado.

Ele diz que a prática já estava "institucionalizada". Por dia, cerca de 20 caminhões entravam na área, onde vivem índios da etnia ka'apor, awá-guajá, tembé e timbira.

O ex-prefeito Josimar Cunha Rodrigues (PR) nega qualquer controle de extração ilegal feito em sua gestão.

Diz que a PF confundiu-se com a fiscalização feita pela prefeitura sobre o tráfego de caminhões em estradas vicinais próximas à terra indígena.

Neste ano, assumiu o prefeito José Auricélio Leandro, do mesmo partido de Rodrigues.



http://www1.folha.uol.com.br/poder/1220676-prefeitura-comandava-retirada-de-madeira-de-terra-indigena-no-ma.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source