De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Dívidas da Casa do Índio em RO ultrapassam R$ 600 mil, diz Funai

20/06/2012

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/



Indígenas são obrigados a buscar água em bica.
Prédio está em condições precárias.


A Casa do Índio que presta assistência aos povos Karitiana e Karipuna quando estão na cidade de Porto Velho, RO, está em condições precárias. Com cortes frequentes no abastecimento, indígenas são obrigados a buscar água em uma bica em outra rua. De acordo com o coordenador local da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Porto Velho, Reginilson Jacob de Oliveira, as dívidas ultrapassam R$ 600 mil.

O presidente da Associação do Povo Indígena Karitiana, Antenor Karitiana, diz que a Funai prometeu reformas, mas não apresentou nenhum projeto. "Eles sempre falam que vão realizar essa reforma, mas primeiro eles têm que pagar as dívidas que o prédio possui. Desde quando aqui era a sede da administração estadual da Funai, que a dívida começou, mas eles culpam nós indígenas de ter aumentado a conta de água e energia", reclama.

Reginilson de Oliveira disse ao G1 que na semana passada um projeto de reforma do local foi iniciado pelos engenheiros da Funai, mas ainda não há data definida para a conclusão e o início da obra. Questionado sobre as dívidas acumuladas, Reginilson culpa a administração anterior pela situação ficar fora de controle. "Os recursos estão sendo negociados com a Funai em Brasília. Além dessa dívida precisamos de recursos para reformar o prédio", diz.

No momento, a casa abriga três famílias que estão de passagem pela cidade. A indígena Maria Cecília Karitiana conta que teve dias em que buscou água em uma bica que fica próxima a casa. "É muito ruim, os baldes são pesados e dá dores nas costas", reclama.

O coordenador da Funai não soube explicar quando a situação desses indígenas vai mudar. Nem a reforma e nem o recurso para quitar as dívidas têm prazo definido.



http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/06/dividas-da-casa-do-indio-em-ro-ultrapassam-r-600-mil-diz-funai.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.