De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios da PB vão à Brasília para conseguir demarcação de reserva

05/04/2004

Fonte: O Norte-João Pessoa-PB



Uma comissão de 45 índios potiguara das 27 aldeias existentes na Paraíba embarca nesta sexta-feira, dia 9, para Brasília. O objetivo é conseguir uma audiência com o presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva para reivindicar a demarcação da reserva de Monte-Mor, localizada entre os municípios de Rio Tinto e Marcação, no litoral norte do estado.

O potiguara José Ciriaco, que coordena o Grupo de Trabalho Indígena da Universidade Federal da Paraíba, disse que a reserva de Monte-Mor possui área de 7,8 mil hectares e que habitam a região entre 3 a 4 mil indígenas.

José Ciriaco relatou que os índios aguardam há uma década pela demarcação da reserva. "O relatório seria aprovado em 89, mas, Renan Calheiros contestou e pediu uma revisão. O prazo para entrega do novo relatório terminou em dezembro do ano passado e até agora o trabalho não foi concluído", comentou.

Na Paraíba, disse José Ciriaco, os índios potiguara vivem em 27 aldeias espalhadas pelo município de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição. Ele frisou que a intenção do grupo indígena que irá a Brasília é permanecer no local até o dia 19 de abril, Dia do Índio, para pressionar as bancadas federais dos estados a aprovarem medidas em prol da comunidade indígenas e quando serão realizadas manifestações com índios de todo o país na Esplanada dos Ministérios.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.