De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Saúde indígena recebe recursos

20/06/2004

Fonte: Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT



A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Universidade de Brasília (UnB) firmaram convênio para atendimento aos índios xavantes. O convênio atende às novas diretrizes para a saúde indígena implantadas este ano. Na primeira etapa, serão disponibilizados R$ 2.990.570,30 para atendimento de 11.412 índios xavantes, em Mato Grosso.

A atuação da UnB com os xavantes começa ainda este mês, em substituição ao convênio com a Sociedade em Defesa da Cidadania (SDC). A UnB desenvolverá ações complementares de saúde dentro da nova política. A Universidade entrará com a responsabilidade de manutenção das equipes de atenção básica à saúde, capacitação e controle social.

Segundo Alexandre Padilha, diretor do Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Funasa, o convênio firmado hoje abre a possibilidade de envolvimento da UnB em ações de cooperação técnica, tanto para a assistência à saúde indígena quanto para a educação.

O presidente da Funasa, Valdi Carmarcio Bezerra, que assinou o convênio com o reitor da UnB, Lauro Mohry, destacou que este é um importante passo na gestão da saúde indígena. A UnB atuará em parceria com a Funasa na co-gestão da saúde indígena
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.