De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MPF recebe lideranças indígenas do Mato Grosso do Sul

13/03/2013

Fonte: MPF - http://noticias.pgr.mpf.gov.br/



A subprocuradora-geral da República Gilda Pereira de Carvalho, representando a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (populações indígenas e comunidades tradicionais), recebeu na tarde desta terça-feira, 12 de março, líderes indígenas guarani-kaiowá e ñandeva de aldeias no Mato Grosso do Sul. O grupo veio a Brasília em busca de reuniões com autoridades de vários órgãos, entre eles, o Ministério da Justiça, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, o Supremo Tribunal Federal e a Fundação Nacional do Índio. O objetivo é dar visibilidade e buscar soluções para os problemas que têm enfrentado.

Os líderes reclamaram da demora na demarcação das terras que tradicionalmente ocupam, processo garantido pelo artigo 231 da Constituição Federal e apoiado pelo MPF. Também apontaram que a falta de regularização dificulta o acesso a direitos báscios como saúde, educação e segurança. Além disso, pediram rigor no julgamento de casos de violência contra indígenas e sugeriram a possibilidade de que sejam pagas indenizações às famílias de vítimas de assassinato. Os relatos servirão para subsidiar a atuação do MPF.

Também participaram da reunião representantes da Assossiação dos Geógrafos Brasileiros e do Conselho Indigenista Missionário, além de antropólogos da 6ª Câmara.


Demarcação de terras - O MPF iniciou nesta semana mobilização para intensificar uma discussão muito importante: a garantia das terras que os índios tradicionalmente ocupam. Inicialmente, professores de todo o país estão sendo estimulados a abordar o tema em sala de aula (saiba mais em www.turminha.mpf.gov.br). Além disso, ao longo do próximo mês, até 19 de abril, data em que é celebrado o Dia do Índio, o órgão publicará em seus canais oficias textos abordando os seguintes aspectos da demarcação: como funciona o processo; a falta de acesso a serviços públicos que a demora em demarcar ocasiona; as dificuldades que a demarcação enfrenta, como resistência de setores econômicos, batalhas judiciais e dificuldade na retirada de não índios das terras; e a violência e o preconceito que vitima os índios em áreas com demarcação em andamento.



http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/mpf-recebe-liderancas-indigenas-do-mato-grosso-do-sul
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.