De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai, Ibama e Incra desmontam quadrilha de grileiros em RO

20/07/2004

Fonte: Site da Funai



Servidores da Fundação Nacional do Índio, Ibama e Incra concluíram operação de retirada de posseiros da Terra Indígena Uru Eu Wau Wau, em Rondônia, com a prisão de 17 pessoas de uma quadrilha que demarcavam lotes, roçavam e realizavam derrubadas de vegetação no interior da reserva indígena.
A invasão aconteceu nas proximidades do município de São Francisco do Guaporé (RO) com a demarcação dos lotes que se estendia a 10 km para o interior da Terra Indígena. Os invasores tentaram forjar a ação com a colocação de marcos de alumínio do próprio Incra, usados para demarcar os lotes.
Os mentores dessa quadrilha comercializavam terras dentro da reserva; eles possuíam carimbo do Ibama, usavam camisas do órgão quando visitavam a área e as visitas eram realizadas em viaturas com chapa branca, tudo isso para demonstrar uma suposta legalidade no "comércio" de terras.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.