De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Índios Tembé liberam reféns em Santa Luzia do Pará

18/07/2013

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/



Foram liberadas na noite desta quinta-feira (18) as duas funcionárias da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), que estavam sendo feitas reféns por índios Tembé na área indígena do Alto Rio Guamá, no município de Santa Luzia do Pará, nordeste do estado, desde a última terça-feira (16).

Após dois dias sob o poder dos índios Tembém, as funcionárias foram encaminhadas para o município vizinho Capitão Poço, de onde partiram para Belém. As funcionárias serão submetidas ao exame de corpo de delito, no Instituto Médico Legal (IML), na capital paraense. Segundo as reféns, não houve violência.

De acordo com Leone Rocha, novo titular do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Guamá-Tocantis, participaram da negociação representante da Secretaria-geral da Presidência da República, via Brasília, e ainda representante do gabitene do Secretaria Especial de saúde Indígena (Sesai).

Segundo o Ministério da Saúde, reivindicações como o envio de medicamentos e ampliação do número de veículos já foram atendidas.

Reivindicações
Os índios Tembé pedem melhorias no atendimento à saúde, além de reclamar da falta de transporte, medicamentos, telefonia e acesso a internet na área. Cerca de 200 índios vivem na aldeia Tembé.

Segundo Leone Rocha, coordenador do Distrito de Saúde Indígena Guamá-Tocantis, antes da ação dos índios o distrito já havia tentato dialogar com a tribo, mas o grupo não se mostrou disposto ao diálogo.


http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/07/indios-tembem-liberam-refens-em-santa-luzia-do-para.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.