De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Psicóloga e antropóloga uberlandense participa de encontro com indígenas

23/07/2013

Autor: Pablo Pacheco

Fonte: Coreio de Uberlândia - http://www.correiodeuberlandia.com.br



Entre os dias 25 de julho e 6 de agosto, a uberlandense Pollyana Mendonça estará incomunicável. Psicóloga formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e antropóloga pela Universidad de Barcelona (Espanha), a uberlandense embarca, nesse período, para um encontro com representantes do povo indígena Kanamari, que vive no Vale do Javari, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia, em plena selva amazônica. Pollyana Mendonça disse que, no papel de coordenadora da Organização Não Governamental (ONG) Centro de Trabalho Indigenista (CTI), vai ministrar uma oficina que tem o objetivo de elaborar um projeto político-pedagógico para a educação escolar do povo Kanamari.

"Trabalho há seis anos com povos indígenas da Amazônia e do Cerrado. A pedagogia com essas populações deve obedecer aos princípios da lei federal 11.645, que, desde 2008, determina a simbiose e inclusão do ensino da história e da cultura indígena no currículo dos ensinos fundamental e médio", disse a antropóloga.

Segundo Pollyana Mendonça, cerca de 3,8 mil indivíduos da etnia Kanamari vivem no Vale do Javari, que tem a maior concentração de povos indígenas isolados em todo o planeta, também com as presenças de tribos Marubo, Matis e Matses. "Há uma década, tenho minhas rotinas profissionais fora de Uberlândia, mas percebo que, atualmente, a temática indígena tem causado interesse na cidade. Inclusive, o Museu do Índio tem buscado espaço com atividades e convidados de renome nacional", disse a uberlandense, que trabalha na Amazônia com educação, referência cultural e conservação ambiental para os povos indígenas.

CD e DVD

A psicóloga e antropóloga Pollyana Mendonça disse que, além da oficina sobre educação em escolas indígenas, teve a oportunidade de prestar assessoria a um festival cultural na aldeia Kanamari, na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Como resultado do festival, os indígenas produziram o CD duplo e o DVD "Tüküna Nawa Waik", que já foi lançado pela Organização Não Governamental (ONG) Centro de Trabalho Indigenista (CTI).

"O lançamento aconteceu em julho do ano passado. O álbum e o DVD trazem toda a musicalidade e manifestações rituais do povo Kanamari. Pretendo lançar os trabalhos em Uberlândia, em breve, com a presença dos indígenas cantadores", disse Pollyana Mendonça.

O álbum duplo e o DVD são comercializados no site da ONG (www.trabalhoindigenista.org.br) e a renda obtida com a venda dos trabalhos será destinada às ações nas aldeias Kanamari.



http://www.correiodeuberlandia.com.br/entretenimento/trabalho-na-triplice-fronteira-com-psicologa-e-antropologa-uberlandense/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.