De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios invadem fazenda e bloqueiam estrada no sul de MS, diz advogado

06/08/2013

Fonte: G1/MS - http://m.g1.globo.com/mato-grosso-do-sul



Capataz foi tirado da sede, conforme o representante do proprietário. Funai e Polícia Federal disseram que vão ao local nesta terça-feira.


Índios bloquearam uma estrada e invadiram a fazenda Cambará nesta segunda-feira (5) em Iguatemi, distante 466 quilômetros de Campo Grande, segundo informou ao G1 o advogado do dono da propriedade, Armando Albuquerque.

A Polícia Federal (PF) e o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Ponta Porã, Sílvio Raimundo da Silva, responsável pela área em que a fazenda está localizada, informaram que estão sabendo sobre a ocupação, mas que devem mandar equipes ao local para checar a situação apenas na terça-feira (6).

De acordo com o advogado, os guarany-kaiowá estavam em uma área de 100 hectares da propriedade rural desde 2012, conforme determinação judicial, mas por volta das 17h, ocuparam a sede da fazenda. "Eles tiraram o capataz, a mulher e o filho de lá", disse Armando.

O grupo de indígenas, segundo ele, também bloqueou a estrada que liga a região à área urbana. De acordo o advogado, a área foi declarada indígena pela Fundação Nacional do Índio (Funai), mas laudos de fazendeiros apontam o contrário.



http://m.g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2013/08/indios-invadem-fazenda-e-bloqueiam-estrada-no-sul-de-ms-diz-advogado.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.