De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Comissão debate demarcações de terras indígenas no Maranhão

20/08/2013

Fonte: Agência Câmara - http://www2.camara.leg.br



A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia debate nesta terça-feira, às 14 horas, o processo de demarcação das terras indígenas Governador e Awa-Guajá, do Maranhão. A audiência, proposta pelo deputado Weverton Rocha (PDT-MA), será realizada no Plenário 15.

Rocha afirma que, caso seja homologada a área proposta pela Funai, a terra indígena Awá-Guajá afetará a vida de 40 mil pessoas de quatro municípios do Maranhão: São João do Caru, Zé Doca, Newton Belo e Centro Novo.

No caso da área Governador, a sua ampliação abrangerá 75% do município de Amarante, segundo o deputado. "Isso levará a um colapso administrativo, visto que as arrecadações serão drasticamente diminuídas e parte da população, desalojada", diz.

O parlamentar afirma que o objetivo da audiência pública é tentar "estabelecer um acordo que possa tranquilizar toda a população provavelmente afetada."

Foram convidados:
- o coordenador de Índios Isolados e Recente Contato do Ministério da Justiça, Carlos Travassos;
- a presidente da Funai, Maria Augusta Boulitreau Assirati;
- o representante do Ministério Público Federal do Maranhão, José Raimundo Leite;
- a prefeita de Amarante (MA), Adriana Luriko Kamada Ribeiro;
- o prefeito de Fernando Falcão (MA), Adailton Ferreira Cavalcante;
- o prefeito de São João do Caru, Jadson Lobo Rodrigues;
- o presidente da Comissão Permanente em Defesa dos Proprietários e Agricultores de São João do Caru no Maranhão, Arnaldo Lacerda Souza;
- o presidente da Comissão Permanente em Defesa dos Proprietários e Agricultores de Amarante no Maranhão, Mauro Sérgio Lima Marinho; e
- o presidente da Comissão Permanente em Defesa dos Proprietários e Agricultores de Fernando Falcão no Maranhão, Ridson Arruda Martins.



http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITO-E-JUSTICA/449626-COMISSAO-DEBATE-DEMARCACOES-DE-TERRAS-INDIGENAS-NO-MARANHAO.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.