De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Senador e deputada Dorinha pleiteiam junto ao ministro do Esporte a construção de complexos esportivos em aldeias tocantinenses

18/09/2013

Fonte: Conexão Tocantins - http://conexaoto.com.br



Em audiência no Ministério do Esporte, realizada nesta última terça-feira, 17, o senador Vicentinho Alves (PR/TO) e a deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), acompanhados do coordenador regional da Funai no Tocantins, Cleso Moraes, pleitearam junto ao ministro Aldo Rebelo a liberação de recursos para a Implantação de Obras de Infraestrutura Esportiva - Construção de Centro Poliesportivo, composto de Campo de Futebol, Quadra Poliesportiva e Raia Olímpica, em aldeias indígenas do Tocantins.

No último dia 07 de setembro, ao participarem como convidados de festa esportiva realizada pelos índios da Ilha do Bananal, o senador Vicentinho Alves e a deputada Dorinha Seabra receberam reivindicações de lideranças indígenas para combater, através de investimentos em esportes, os índices negativos de consumo de álcool e drogas nas aldeias, além dos suicídios que têm se tornado frequentes entre os jovens indígenas.

"Nós ouvimos atentamente e nos comprometemos com nossos índios a buscar alternativas eficazes para inserir os jovens na prática de esportes oportunizando infraestrutura adequada nas aldeias. O projeto que apresentamos ao ministro é uma forma de combater os caminhos do ócio que estão levando nossos jovens índios a buscar as drogas, ao invés do esporte e dos estudos", afirma Vicentinho.

O pleito do senador Vicentinho Alves e da deputada federal Dorinha Seabra contempla com a construção dos centros poliesportivos, as seguintes aldeias:


ALDEIA ETNIA       MUNICÍPIO


Barreira Branca Javaé Sandolândia - TO

Canoanã Javaé Formoso do Araguaia - TO

Santa Isabel do Morro Karajá Lagoa da Confusão - TO

Macaúba Karajá Lagoa da Confusão - TO

Warylitan Karajá-Xambioá Santa Fé do Araguaia - TO

Mariazinha Apinajé Tocantinópolis - TO

São José Apinajé Tocantinópolis - TO

Manoel Alves Krahô Goiatins - TO

Santa Cruz Krahô Itacajá - TO

Cemix / Centro de Ensino Médio Xerente-Wãrã Tocantínia - TO

Salto Kripre Xerente Tocantínia -TO

Porteira Xerente Tocantínia - TO

Funil Xerente Tocantínia - TO


O ministro Aldo Rebelo se comprometeu a avaliar a melhor forma de atender as demandas apresentadas pelo senador, deputada e comitiva. O ministro informou que a pasta estudará se convênio será celebrado diretamente com as prefeituras, com a FUNAI ou com o Comando do Exército.

Segundo Dorinha, além do esporte, o projeto tem o objetivo de fortalecer também a cultura e os costumes indígenas. "Queremos garantir a qualidade de vida e de esperança para os jovens e felizmente o ministro sinalizou o interesse em atender a demanda", disse.

O objetivo maior, de acordo com a deputada, é que com a infraestrutura e material esportivo possa dar início a um projeto estruturado em todas as etnias do Tocantins, beneficiando não só com o futebol, mas diversas modalidades esportivas, e buscar recuperar os jogos tradicionais, o que é muito importante preservar a cultura indígena. "Queremos ofertar aos jovens indígenas recreação, lazer, prática de esporte e também é uma forma de combater o alcoolismo, uso de drogas e o suicídio, índices que vem aumentando nos últimos anos", disse. Segundo os representantes indígenas, vem crescendo o número de suicídio dentro das comunidades. Nos meses de maio e junho foram registrados dois suicídios de jovens de 14 e 17 anos, respectivamente, em uma tribo Javaé, na região de Formoso do Araguaia.

O ministro Aldo Rebelo afirmou que há o interesse da pasta em atender a demanda, principalmente como forma de colaborar no fortalecimento da cultura indígena e de combate às drogas, o alcoolismo e suicídio dentro das comunidades. Rebelo solicitou dados como o número de aldeias e a população a ser atendida no projeto inicial. "Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para atender e transformar o esporte numa prática de educação e prevenção dentro dessas comunidades", afirmou.


Cursos profissionalizantes

Dorinha informou que vai buscar a extensão do Pronatec para oferecer cursos profissionalizantes aos jovens das comunidades indígenas. "A ideia é que possam ser oferecidos cursos profissionalizantes, mas de acordo com a cultura indígena e preparar o jovem para que ele tenha uma perspectiva de futuro".


Participantes da Audência

Participaram, também, da audiência no ministério, o coordenador da Regional Araguaia Tocantins - Funai, Cleso Fernandes de Moraes; o prefeito e o vice-prefeito de Formoso do Araguaia, Wagner da Gráfica e Edvaldo Bonanza, além de lideranças indígenas de cinco etnias do Tocantins - o líder Ribamar Xerente, o cacique da aldeia Santa Izabel, Iuraru Karajá; o líder Idjauala Karajá, Tehábi Javaé, cacique da aldeia Canoanã; o presidente da Associação da Comunidade Indígena da Aldeia Canoana (ACIAC), Robson Javaé; e os líderes estudantis indígenas Avanilson Karajá, presidente da União os Estudantes do Estado do Tocantins (UNEIT); o estudante Wandelson Apinajé; e o professor e Diretor da Escola 19 de Abril (aldeia Manoel Alves), Renato Khahô.



http://conexaoto.com.br/2013/09/18/senador-e-deputada-dorinha-pleiteiam-junto-ao-ministro-do-esporte-a-construcao-de-complexos-esportivos-em-aldeias-tocantinenses
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.