De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Caingangues liberam a RST 487

21/10/2004

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



Os caingangues da reserva de Benjamin Constant do Sul decidiram ontem liberar o tráfego de veículos na RST 487. A desobstrução da via ocorreu às 17h30min. A decisão foi tomada após uma reunião entre representantes dos indígenas, da Funai e do Ministério Público Federal (MPF) de Passo Fundo. Os caingangues querem que o MPF abra um inquérito para apurar se houve excesso na execução de ordem judicial pela Polícia Civil, que buscava armas na reserva, cumprida na manhã da última terça-feira por 27 agentes. Na ocasião, foram apreendidos um revólver, uma espingarda e também munição.
Os indígenas se queixam de exageros por parte dos agentes, que teriam revirado o interior de algumas residências. O delegado regional de Polícia, Olinto Gimenes, disse que a operação ocorreu normalmente e que a decisão dos caingangues de fechar a estrada ocorreu depois que os policiais civis saíram da reserva. Cerca de mil índios interromperam o trânsito na RST 487 a partir das 8h da última terça-feira até ontem, entre os municípios de Benjamin Constant do Sul e Faxinalzinho.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.