De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios Krikati reivindicam cumprimento de acordo que remonta à década de 1970

16/01/2014

Fonte: ISA - http://www.socioambiental.org



Os protestos realizados em 5 e 6 de janeiro foram motivados pelo não cumprimento de acordo por parte da Eletronorte. No dia 11 novo acordo foi selado entre as partes. Entretanto, a implementação de um programa de longo prazo deverá ser decidida judicialmente


No início de janeiro, os Krikati, da Terra Indígena Krikati, no sudoeste do Maranhão, realizaram protestos para reivindicar o cumprimento de acordo feito com a Eletronorte nos anos 1970, que permitiu que fossem instaladas torres de linhas de transmissão de energia em seu território. Em 5/1 bloquearam a estrada MA-080 e no dia seguinte derrubaram duas torres de transmissão que interligam a subestação do município de Imperatriz ao município de Presidente Dutra. Porém o fornecimento de energia não foi interrompido de acordo com comunicado da Eletronorte.

Diante dessas manifestações, o governo federal enviou tropas do Exército à Terra Indígena, embora a Fundação Nacional do Índio (Funai) estivesse mediando o diálogo entre índios e Eletronorte. Em 11 de janeiro, o acordo entre eles foi restabelecido. A Funai informou que vem atuando para encontrar soluções para a situação criada que é antiga.

Em texto publicado em seu site, o órgão indigenista informa que a Eletronorte instalou torres na década de 1970 no território dos Krikati e como forma de compensação desenvolveu ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura entre outras, no período de 1977 a 1987. A Funai informa ainda que desde que esses acordos foram estabelecidos, os indígenas vêm batalhando para que a empresa implemente um programa de apoio de longo prazo, que possa compensar e mitigar os impactos causados pelas linhas de transmissão, já que colocam em risco a segurança das comunidades e restringem o uso da terra.


Programa de longo prazo será resolvido judicialmente

Declarada em 1992, a Terra Indígena Krikati, situada entre os municípios de Montes Altos e Sítio Novo, a 65 km de Imperatriz, foi homologada em 2004 como de uso exclusivo e permanente dos Krikati, embora até hoje permaneçam as questões relativas à regularização fundiária e à ocupação de áreas de seu território por não indígenas. A extrusão, iniciada em 1999, não foi concluída.

De acordo com a Funai, em outubro de 2013 realizou-se uma reunião entre a Eletronorte e índios, na qual a empresa se comprometeu a promover ações concretas para solucionar os problemas que afetam a comunidade. Porém, a demora em cumprir o acordo levou os Krikati a protestar. O novo compromisso firmado em 11 de janeiro prevê que a implementação do programa de longo prazo deverá ser decidida por via judicial. As questões de saúde, saneamento e educação continuam na pauta.

O Exército permanece na área, agora para dar suporte ao reerguimento das torres de transmissão.



http://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/indios-krikati-reivindicam-cumprimento-de-acordo-que-remonta-a-decada-de-1970
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.