De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai e Ibama identificam posses ilegais em reserva indígena Awá-guajá

13/01/2014

Fonte: G1 - http://g1.globo.com



Fazendas, vilarejos e posseiros serão retirados da área por ordem judicial. Operação para retirada dos posseiros já dura uma semana.


Os representantes da Funai e do Ibama já estão identificando as áreas da Amazônia Maranhense de onde serão retirados os posseiros que ocupam as terras da reserva indígena Awa-Guajá, próximo à cidade de São João do Caru, no Maranhão. A operação para devolver as terras de uma das últimas tribos nômades do país já dura uma semana.

Os agentes passaram o último fim de semana sobrevoando a terra indígena, identificando fazendas, vilarejos e posseiros que, por ordem da Justiça Federal, devem ser retirados da reserva, no sudoeste do estado. A ação é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República e Funai, em parceria com as Polícias Federal, Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Gabinete de Segurança Institucional - Abin, Centro Gestor e Operacional do Sistema de proteção da Amazônia - Censipam, Incra, Ibama.

Nesta semana, o governo federal deve enviar oficiais de Justiça para notificar os posseiros ilegais. De acordo com o Incra, lotes vazios da reforma agrária serão usados para assentar as famílias que serão retiradas das terras indígenas (veja reportagem no vídeo).



http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2014/01/funai-e-ibama-identificam-posses-ilegais-em-reserva-indigena-awa-guaja.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.