De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Reunião discute primeira etapa dos Jogos Indígenas do Amapá

31/03/2014

Fonte: Globo Esporte - http://globoesporte.globo.com



Seletiva está marcada para junho e jogos serão em agosto. Índios de diversas etnias participam das competições, em modalidades 'exóticas'


Aconteceu nesta segunda-feira (31) a segunda reunião para tratar da edição 2014 dos Jogos Indígenas do Amapá. Desta vez, técnicos da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel) reuniram com outros órgãos de governo e lideranças de etnias idígenas.

Ariné Apalay vem de uma aldeia do muncípio de Almerim, no Pará, na fronteira com o Amapá. Ele diz que pelo menos 40 atletas da etnia dele se preparam para os jogos.

- Já estamos treinando muito. Nesses três mess que faltam, ainda temos que nos preparar para fazer bonito no torneio - diz o líder indígena.

As seletivas, que correspondem à primeira etapa dos Jogos Indígenas, acontecem de 18 a 29 de junho. As competições ocorrerão no mês de agosto. A disputa envolve tribos de municípios de Oiapoque, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari.

As disputas acontecerão nas aldeias Kumenê, Kumarumã, Tukai, Manga, Galibi e Aramirã, em Oiapoque - a cerca de 600 quilômetros de Macapá - com a participação de atletas das etnias Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Palikur, Karipuna, Wajãpi, Tiriyó, Kaxuyana, Txikuyana, Apalai e Wayana.

Os índios disputam modalidades 'exóticas', como corrida com tora, corrida com jamaxi (espécie de cesto carregado nas costas), corrida livre, subida no açaizeiro, natação, futebol de campo, cabo de guerra, canoagem, arco e flecha, pescaria, arremesso de lança, zarabatana e outras.



http://globoesporte.globo.com/ap/noticia/2014/03/reuniao-discute-primeira-etapa-dos-jogos-indigenas-do-amapa.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.