De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Neodi preocupado com extração de diamantes

01/12/2004

Fonte: Estadão do Norte-Porto Velho-RO



O deputado estadual Neodi de Oliveira (PL-Machadinho) está preo-cupado com a indefinição quanto ao processo extrativista de diamantes da reserva indígena Roosevelt e, para tanto, entende que uma solução negociada deve ser buscada com urgência. " Hoje todo mundo sai perdendo com a extração ilegal dos diamantes", disse o deputado.
Preocupado com a geração de empregos e divisas para o Estado, o parlamentar disse que o Governo Federal e o Governo do Estado podem firmar parceria com empresas especializadas na exploração de minérios, sob a supervisão do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Caixa Econômica Federal, Polícia Federal, Secretaria de Estado das Finanças e outros órgãos que fizerem necessário para beneficiar os índios e o Estado.
Neodi tem atuado diretamente em todas as situações de conflitos que surgem no Estado, pois entende que foi eleito para ser deputado estadual e - sempre que for necessário - estará em todos os locais que for convidado.
A questão do garimpo de diaman-tes da reserva Roosevelt, segundo o deputado Neodi, não pode deixar de ser resolvido a curto prazo, pois alguém - com a mais absoluta certeza - estará lucrando com as atividades irregulares, notadamente pelo tamanho que é a reserva e que torna quase impossível patrulhar toda sua área.
Anteontem, o deputado Neodi disse que está empenhado em buscar uma solução e sabe que os diamantes podem ajudar Rondônia a ter uma arrecadação extra, visto que estima-se em alguns bilhões de dólares o valor da mina.
Hoje, Neodi participa das sessões na Assembléia Legislativa e em diversas comissões. (AQ)
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.