De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Tribo indígena processa Band por reportagens sobre disputas de terra no sul da BA

10/04/2014

Fonte: Portal Imprensa- http://www.portalimprensa.com.br



Representantes de uma tribo Tupinambá, na região nordeste do Brasil, anunciaram nesta quinta-feira (10/4) que vão processar o Grupo Bandeirantes de Comunicação em razão de reportagens consideradas tendenciosas exibidas em fevereiro pelo "Jornal da Band". As matérias tratam de uma disputa de território entre indígenas e fazendeiros no sul da Bahia.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário, o processo, de autoria da comunidade indígena Serra do Padeiro e do cacique Rosival Ferreira de Jesus, pede liminarmente um direito de resposta à comunidade Tupinambá. Segundo os denunciantes, as reportagens da Band tinham o intuito de "incitar o ódio e a violência da sociedade" contra os povos indígenas.

Ainda de acordo com os representantes da tribo, a Band usou termos "caluniosos" para responsabilizá-los por crimes como assassinato e invasão de fazendas. "O Grupo Bandeirantes parece desconhecer ou evitar conhecer o massacre dos Tupinambá ao longo da história, para difundir histórias inventadas: escondendo o verdadeiro conflito e massacre na região", consta na ação.

Procurada por IMPRENSA, a assessoria de comunicação da Band afirmou que ainda não foram notificados deste processo, e que a emissora não comenta ações judiciais



http://www.portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/65147/tribo+indigena+processa+band+por+reportagens+sobre+disputas+de+terra+no+sul+da+ba
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.