De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Indígena de 86 anos frequenta escola diariamente e é exemplo perante aos seus colegas de turma

23/04/2014

Fonte: Portal Rondon- http://www.portalrondon.com.br



Na terça-feira 08 de abril de 2014, a direção e equipe pedagógica do CEEBJA de Santa Helena visitaram a comunidade indígena Tekorã Anetete de Diamante do Oeste.

Este contato de interesse político/pedagógico se faz necessário, haja vista que naquela localidade existe uma extensão de ensino sob a coordenação do CEEBJA santa-helenense na modalidade APED - Ação Pedagógica Descentralizada em nível de Educação Séries Iniciais - 1o ao 5o ano.

Para os educadores, o que chama a atenção na turma de alunos daquela comunidade indígena é o índio Guarani Sr. Lírio Kuaray Poty Chamorro nascido no município de São Miguel do Iguaçu extremo oeste do Paraná no dia 08 de fevereiro de 1928.

Este senhor com 86 anos de idade frequenta diariamente os bancos escolares.

Os professores "brancos" que administram aulas na Língua Portuguesa para este aluno os admiram muito pela persistência, força de vontade, determinação, educação e respeito demonstrado por ele para com seus educadores.

Mesmo com idade avançada e problemas de visão, o estudante não falta às aulas. Perguntado a ele se gosta de estudar, respondeu categoricamente "sim e sonho em aprender bem o português", afirma o ancião Guarani.



http://www.portalrondon.com.br/ver_noticia.php?uid=30409&ref=historico
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.