De Pueblos Indígenas en Brasil

News

MPF obtém condenação para construir poços artesianos em terra indígena

26/05/2014

Fonte: MPF/RO- http://www.prro.mpf.mp.br



O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia obteve sentença favorável em ação civil pública movida contra a União. No processo a Justiça Federal condenou a União a construir poços artesianos nas aldeias Central, Nova e Buriti e aperfeiçoar os poços das aldeias Pedreira, Barrinha Paxiúba e Marmelinho da terra indígena Kaxarari.

Os índios Kaxarari habitam a fronteira entre Rondônia e Amazonas, nas proximidades da BR-364, no Distrito de Extrema, Município de Porto Velho.

Em outubro de 2012 o MPF realizou uma inspeção na comunidade indígena, com acompanhamento de servidores da Fundação Nacional do Índio, antropólogo da Universidade Federal de Rondônia e agentes da Polícia Federal. Nas sete aldeias percorridas foi constatada a falta de água potável e, em algumas, o consumo de água poluída. Em algumas delas, o poço de água é do tipo "amazonas" ou cisterna que seca durante o período de estiagem. Na ocasião constatou-se que devido a péssima qualidade da água, é alta a incidência de diarreia, vômitos e parasitoses nos moradores das aldeias.

Além de construir e aperfeiçoar poços artesianos nas aldeias, a União é obrigada a instalar fonte alternativa de energia para o funcionamento de bombas hidráulicas ou de equipamentos que permitam o armazenamento de energia captada pela luz solar. A União deverá cumprir as medidas impostas pela Justiça no prazo de 120 dias.




http://www.prro.mpf.mp.br/conteudo.php?acao=diversosLerPublicacao&id=1125
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source