De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

FETRAF-SUL/CUT participa de reunião sobre conflitos agrários

11/06/2014

Fonte: Fetraf/Sul- http://www.fetrafsul.org.br



A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-SUL/CUT) participou de uma reunião nesta terça-feira, 10, com representantes da comunidade indígena, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e Edmilson Dias Pereira, assessor especial escalado pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para mediar as negociações sobre os conflitos agrários da área de Passo Grande da Forquilha que abrange os municípios de Sananduva e Cacique Doble no Rio Grande do Sul.

A área possui um total de 1916 hectares e a proposta feita por agricultores familiares é de que somente parte desta seja demarcada como área indígena e a diferença seja compensada por uma área de terra adquirida pelo Governo Federal. "A condição desta proposta é que a situação seja resolvida definitivamente. Estamos procurando por uma solução que não prejudique agricultores familiares e indígenas e que resolva o problema de todos", disse o coordenador geral da FETRAF-SUL/CUT, Rui Valença.

Para o ministério da Justiça e a comunidade indígena essa proposta deve ser considerada como provisória e não definitiva como sugeriu a Federação. Desta forma, o diálogo entre agricultores familiares, indígenas e governos Estadual e Federal continuará para encontrar uma solução ao problema.

O coordenador do sindicato de Sananduva, Sidimar Lavandoski, que acompanha as negociações e representa os agricultores familiares dos municípios em que a área está localizada, afirma que a agricultura familiar está aberta ao diálogo. "Os agricultores estão preocupados e tensos com a situação, pois podem perder suas terras e propriedades em que vivem á décadas a qualquer momento, porém, estão dispostos a dialogar e construir uma proposta conjunta para dar fim ao processo", salientou Lavandoski.

As negociações continuarão acontecendo no Rio Grande do Sul para definir propostas para as áreas em conflitos agrários entre indígenas e agricultores familiares.



http://www.fetrafsul.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2877:fetraf-sulcut-participa-de-reuniao-sobre-conflitos-agrarios&catid=1:ultimas-noticias&Itemid=104
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.