De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Paraíba integra indígenas em conselhos de educação

19/01/2005

Fonte: 24 Horas News-Cuiabá-MT



O governo estadual da Paraíba anunciou, nesta terça-feira (18/01), o nome de dois professores indígenas da tribo Potiguara para ocupar postos na estrutura da Secretaria de Educação.

Iolanda dos Santos Mendonça assume o CEE (Conselho Estadual de Educação) por um mandato de três anos, enquanto que Raimundo Duarte Lima vai para o Ceae (Conselho Estadual de Alimentação Escolar) por dois anos.

O CEE tem entre suas funções legislar sobre a educação estadual, analisar projetos e dar parecer. Já o Ceae controla a aplicação dos recursos da merenda nas redes estadual e municipal de ensino.

De acordo com o coordenador da Educação Escolar Indígena da Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade), Kleber Gesteira, esta é a primeira vez que professores indígenas da Paraíba assumem cadeiras nos conselhos do estado.

A abertura é resultado dos compromissos assumidos pela Secretaria de Educação durante o Seminário Estadual de Educação Escolar Indígena que aconteceu na Paraíba, no segundo semestre de 2004.

Potiguara
O povo Potiguara tem cerca de dez mil pessoas que habitam os municípios de Marcação, Rio Tinto e Baia da Traição, no litoral norte da Paraíba. Nos três municípios existem 29 escolas indígenas, das quais, 25 são municipais e quatro estaduais. Estão matriculados na educação infantil, 681 alunos; no ensino fundamental, 2.561; e na educação de jovens e adultos, 552
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.