De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios atacam madeireiros no Maranhão

05/09/2014

Fonte: OESP, Política, p. A12



Índios atacam madeireiros no Maranhão

O fotógrafo Lunae Parracho, da agência Reuters, publicou ontem fotos em seu blog de um embate entre índios da etnia kaapor e madeireiros na terra indígena do Alto Turiaçu, no nordeste do Maranhão, na divisa com o Pará.
O profissional foi convidado a registrar a operação indígena contra os madeireiros ilegais, que, além de terem sido capturados pelos nativos, tiveram ainda cinco caminhões e três tratores queimados, em 7 de agosto. Os madeireiros, segundo Parracho, foram libertados pelos índios após serem amarrados sem roupa. Os que resistiram à captura, conta, foram agredidos. "Estamos fazendo isso porque vocês (madeireiros) são teimosos. Nós já falamos que não era para vocês voltarem, mas vocês voltaram", diz uma liderança indígena. Um dos índios contou a Parracho, segundo a postagem, que sua tribo havia pedido ajuda ao Exército Brasileiro, no ano passado, na luta contra a exploração de madeira nas terras onde vivem seus familiares.
"Em maio, o Ministério Público Federal relatou uma situação de conflito envolvendo índios kaapor e exploradores ilegais da floresta para a Polícia Federal, o Ibama e a Funai, pedindo a essas agências medidas urgentes em dez dias. Mas nada foi feito. Durante a minha semana de visita à região, eu não vi um único funcionário público ou qualquer infraestrutura no local para proteger a área de madeireiros", escreve o fotógrafo.
Em 1998. índios da mesma etnia, que vivem na reserva no nordeste do Pará, ocuparam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Belém, para cobrar a retirada de madeireiros, comerciantes e invasores de suas terras, além da conclusão da demarcação da área pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Eles pediam ainda que a Funai liberasse recursos para saúde, educação e saneamento.
Os índios passaram o dia todo com o administrador da Funai no Pará, Frederico Oliveira, reclamando da demora na saída dos invasores e da falta de investimentos da Funai na região. Oliveira disse que o problema da Funai é a escassez de recursos. Já em 2009, mesma terra foi motivo de disputa entre indígenas e garimpeiros. Cerca de 50 agentes da Funai e da Polícia Federal realizaram uma operação para desalojar um grupo de garimpeiros de Turiaçu. A presença dos garimpeiros foi denunciada à Funai pelos índios kaapor, moradores da região. Agentes do Ibama também participaram da operação, com a tarefa de avaliar os danos ambientais.

OESP, 05/09/2014, Política, p. A12

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,indios-atacam-madeireiros-no-maranhao,1555307
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.