De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Funai promete preservar terra dos potiguara

11/02/1989

Fonte: O Fluminense (Niterói - RJ)



Documentos anexos


Funai promete preservar terra São Domingos, Município do Rio Tinto (PB), saíram ontem da Fu­nai satisfeitos: após quase um mês em Brasília conseguiram do procurador-geral da instituição, a promessa de impedir que os usineiros devastem o seu território.
" Vou determinar à administra­ção regional da Funai em João Pessoa que entre com uma ação Judicial contra os usineiros" , dis­se Ovídio Martins de Araújo ao cacique Domingos e outros três índios, que contraíram catapora
na viagem da Paraíba a Brasília.

O advogado mais experiente da Funai, Geraldo Wilatias Filho, cuidará do caso dos índios contra os usineiros, que já desmataram, segundo os próprios índios, mais de mil dos 4 mil hectares da área da aldeia. Os índios também pe­diram a demarcação de suas ter­ras, que num documento da épo­ca do Império datado de 1867 previa a extensão de 28 mil hecta­res para a Aldeia Jacaré de São Domingos, mas o presidente da Funai avisou que a demarcação é mais demorada. " Depende do grupo interministerial decidir que o caso dos potiguaras é prioritá­rio" , disse. (AE).
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.